Selecione o idioma

sábado, 20 de julho de 2013

Fenaj encerra eleição para escolha dos novos diretores e Comissão Nacional de Ética

A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) encerrou nesta quinta-feira, 18, a votação para a escolha dos novos integrantes da Comissão Nacional de Ética da categoria e a nova diretoria da instituição para os próximos três anos. No Pará, o pleito ocorreu com três urnas, sendo uma fixa na sede do Sindicato dos Jornalistas no Estado do Pará (Sinjor-PA), outra na redação do jornal O Liberal, além da itinerante, que percorreu as TVs locais. A eleição aconteceu no período de 16 a 18 deste mês em todo o país.

Duas chapas concorreram à eleição: a Chapa 1 “Sou jornalista, sou FENAJ”, presidida por Celso Schröder, que teve a representante do Pará, Priscila Amaral, como candidata ao Departamento de Saúde e Previdência. Já na Chapa 2 “Luta, FENAJ!”, presidida por Pedro Pomar, teve os jornalistas Paulo Roberto Ferreira, como candidato à 2º vice-presidente Nacional; Jecyone Pinheiro, candidata ao Departamento de Educação e Aperfeiçoamento Profissional, com apoio de Helena Palmiquist, que disputou a Comissão Nacional de Ética.

A apuração local foi feita logo após o término da votação, pela Comissão Eleitoral Local (CEL), composta pelos jornalistas José Maria Pedroso (presidente), Elizabeth Mendes da Silva (secretária) e José Emanuel Villaça (membro).

No Pará, a disputa foi acirrada totalizando 75 votos para a chapa 2 e 74 para a chapa 1. Na Comissão Nacional de Ética dos Jornalistas, Helena Palmiquist recebeu 93 votos. O total de votos válidos foi de 150, com apenas um nulo. No país, até às 23h a apuração apontava a chapa 1 como vencedora, com 1.337 votos contra 680 votos para a chapa de oposição. Até o momento a apuração não foi encerrada, a expectativa é que o resultado seja divulgado até a manhã desta sexta-feira, 19.

A presidente do Sinjor, Sheila Faro, parabenizou a categoria pelo exemplo de exercício da democracia. “Os jornalistas estão de parabéns por terem participado de forma efetiva e consciente. Durantes os dias que antecederam a eleição, eles fomentaram um debate produtivo e propositivo acerca das principais demandas da categoria. Esta foi uma vitória dos jornalistas”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário