Selecione o idioma

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Sinjor-PA repudia mais duas demissões arbitrárias do grupo RBA

A Rede Brasil Amazônia de Comunicação (RBA), de propriedade da família Barbalho, continua demitindo jornalistas em retaliação à greve por melhores salários e condições de trabalho, ocorrida em setembro passado. Nesta sexta-feira, 3, mais duas repórteres foram demitidas: Edmê Gomes, do jornal Diário do Pará, e Daniele Brabo, do Diário On Line.

Com isso, já chega a seis o número de demitidos entre os profissionais que participaram da greve. Em novembro, os jornalistas Felipe Melo, Cristiane Paiva, Amanda Aguiar e Adison Ferrera foram dispensados sem aviso prévio e sem justa causa.

A RBA repetiu com Edmê e Daniele, o tratamento constrangedor a que tinha submetido os demais, com a dispensa na portaria da empresa, quando as profissionais chegavam para cumprir mais um dia de trabalho.

O Sindicato dos Jornalistas do Pará (Sinjor-PA), a exemplo dos colegas anteriormente demitidos, se mantém solidário à causa dos jornalistas da RBA, já tendo disponibilizado a assessoria jurídica para o competente ajuizamento de ação judicial, se essa for a vontade das jornalistas. Uma ação de dano moral e reintegração de Felipe, Adison, Amanda e Cristiane já tramita na 5ª Vara do Trabalho, em Belém. A segunda audiência de instrução e julgamento está marcada para o dia três de fevereiro.

O Sinjor-PA avalia que as novas demissões reforçam as denúncias de assédio moral e retaliação no grupo RBA. Não há coincidência na substituição dos profissionais, pois as demissões foram injustas e todos os atingidos exerceram o direito constitucional de greve. A greve vitoriosa conquistou 30% de reajuste salarial em outubro/2013 e garantiu mais 20% em abril/2014. Com tal atitude, o grupo RBA se notabiliza pelo desrespeito aos direitos dos trabalhadores e pela desumanidade ao instituir, em suas próprias dependências, um clima de temor entre todos os jornalistas da empresa.

O Sinjor reforça a solidariedade aos profissionais do grupo RBA e avalia outras medidas a serem adotadas em defesa dos jornalistas da empresa.

SINDICATO DOS JORNALISTAS NO ESTADO DO PARÁ

Nenhum comentário:

Postar um comentário