Selecione o idioma

domingo, 23 de fevereiro de 2014

NOTA DE REPÚDIO CONTRA O ASSÉDIO MORAL

O Sindicato dos Jornalistas no Estado do Pará (Sinjor-PA), diante de mais um ato explícito de assédio moral e de afronta ao pleno e livre exercício do Jornalismo, manifesta publicamente seu repúdio à retaliação que vem sofrendo a jornalista e diretora desta entidade ENIZE VIDIGAL, pelas razões que seguem expostas:

1- No dia 17 de fevereiro, na qualidade de repórter de O Liberal, foi enviada ao gabinete da vereadora Meg Barros (Pros) para entrevistá-la sobre a atuação parlamentar dela. Porém, a jornalista foi tratada com ironia, questionada sobre a competência para realização da reportagem e ainda sofreu intimidação ao afirmar que iria telefonar para o redator-chefe e para o dono do jornal. Nesse contexto, a vereadora revelou que toda a conversa havia sido gravada, sugerindo que seria usada contra a repórter. Enize, corretamente, encerrou a entrevista e se retirou do local sem devolver as ofensas.

2- No dia seguinte, ao chegar à redação de O Liberal, a jornalista foi informada de que havia sido transferida da editoria de Política para a de Polícia, um ato que caracteriza clara retaliação, atitude contumaz por parte do veículo de comunicação quando pretende punir os jornalistas. Não há como não qualificar esses fatos como o mais explícito, infame e abjeto assédio moral.

3- Como desdobramento do assédio moral, iniciado no gabinete parlamentar, na última quinta-feira, 20, a vereadora registrou ocorrência na Delegacia de Crimes Tecnológicos contra a jornalista, que já foi notificada a comparecer a uma audiência nesta segunda-feira, 24. Destaca-se que, na ocasião, a jornalista será acompanhada juridicamente pelo Sinjor, dando sequência ao assessoramento jurídico que tem sido prestado à jornalista desde que ela fez a denúncia de assédio moral que sofrera.

O Sinjor espera que casos como este - que se repetem diuturnamente, de forma sorrateira, sutil, pouco evidente - sirvam de exemplo para que fiquemos atentos, e sejam sempre denunciados, a fim de combatermos essa atitude pretensiosa de alguns que se revestem de representantes do povo, em nome da “moral” e dos “bons costumes” para intimidar, coagir e calar a voz dos jornalistas. Nós, jornalistas, devemos ser os primeiros a denunciar.

Assim, o Sinjor-PA repudia os atos de assédio moral de que foi vítima a jornalista Enize Vidigal e presta-lhe a mais ampla e irrestrita solidariedade.

O Sinjor-PA continuará vigilante e às violações e ao desrespeito aos direitos trabalhistas, de assédio moral ou impedimento ao pleno exercício do Jornalismo. E convoca todos a fazer o mesmo. Mexeu com um de nós, mexeu com todos nós.

Juntos, somos mais fortes. Jornalista Vale Mais!

Belém (PA), 23 de fevereiro de 2014.

Diretoria do Sinjor-PA

Nenhum comentário:

Postar um comentário