Selecione o idioma

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Realizada audiência contra demissões no Grupo RBA





Nesta segunda-feira, 03, na 5ª Vara do Trabalho de Belém, aconteceu a audiência referente à ação de reintegração e de indenização por danos morais dos jornalistas Amanda Aguiar, Felipe Melo, Cris Paiva e Adison Ferrera, demitidos pelo Grupo RBA em função da greve. A ação foi ajuizada pelo Sindicato dos Jornalistas do Pará (Sinjor-PA). A primeira audiência ocorreu no dia 17 de dezembro do ano passado, quando a assessoria jurídica do grupo juntou documentos que ocasionou o pedido de vista do processo.

Para Felipe Melo, a esperança dos jornalistas demitidos é que a empresa seja punida por desrespeitar a legislação, visto que o direito de greve é assegurado aos trabalhadores. “É preciso ficar bem claro que os trabalhadores não estão com sentimento de derrotados. Vamos continuar lutando por nossos direitos. Precisamos dar um basta nessa política de repressão corporativista e intimidadora nos setores de trabalho”, afirmou.

Participaram a secretária-geral, Enize Vidigal e o assessor jurídico do Sindicato, André Serrão, que considerou muito positiva a audiência, presidida pela juíza Zuíla Lima Dutra. Ele reiterou que as demissões foram retaliações e perseguição aos trabalhadores que participaram do movimento paredista da campanha Jornalista Vale Mais, principalmente por terem aderido à greve.

André Serrão disse que a expectativa da entidade sindical é que a justiça do trabalho reconheça que as demissões foram feitas por vingança e perseguição. Para encerrar o processo, foi marcada uma nova audiência no dia 06 de março.

“Todas as partes e as testemunhas já prestaram seus depoimentos, e os documentos também já foram juntados nos altos. O Sindicato e a empresa tem o prazo às vésperas da audiência para protocolar suas razões finais. Como representante do Sinjor, estou satisfeito com o depoimento da nossa preposta. Em alguns momentos eles (prepostos e testemunhas do grupo RBA) confessaram diversas das situações que estão sendo discutidas no processo. Com certeza estamos otimistas”, concluiu Serrão.

Greve: A greve dos jornalistas do Diário do Pará, RBATV e do Portal Diário Online iniciou com o movimento "Jornalista Vale Mais", lançado pelo Sinjor-PA, que levou os jornalistas paraenses para a rua. Anteriormente à greve, deflagrada no dia 20 de setembro de 2013, foram realizadas quatro manifestações da campanha de valorização profissional no Estado. Uma em frente à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, outra na TV Record e duas na RBA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário