Selecione o idioma

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Sinjor solicita reunião com advogado das ORM sobre Pauta de Reivindicações


Com objetivo de dar seguimento a pauta de reivindicações dos jornalistas que prestam serviços às Organizações Rômulo Maiorana (ORM), a Comissão de Acordos Coletivos do Sindicato dos Jornalistas no Estado do Pará (Sinjor-PA) solicitou, em caráter de urgência, uma reunião de negociação com o advogado do grupo, Elton Barroso.

A pauta foi enviada à empresa no dia 21 de maio deste ano, com solicitação de negociação. Outros ofícios foram enviados durante os meses de junho e julho, com intuito de iniciar as negociações. A empresa respondeu apenas com uma contraproposta em que se dispõe somente a repor a inflação do período de trabalho, sem referência alguma às outras reivindicações. Por isso, esta contraproposta foi rejeitada pela categoria, que entende que há necessidade de uma ampla discussão da pauta enviada.

Como a empresa não respondeu sobre as solicitações de reuniões de negociação, o Sinjor-PA solicitou intermediação da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego - SRTE e do Ministério Público do Trabalho (MPT). A SRTE agendou uma reunião de negociação, marcada para o dia 3 de setembro, provavelmente com a presença da empresa.

Como a data-base dos trabalhadores das ORM é no mês de maio, o Sinjor-PA tem pressa em entrar num acordo com a empresa. A reunião de negociação deve acontecer antes da audiência na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego.

Confira o pleito dos jornalistas:

1 - 10% de reajuste salarial.

2 - Compensação e pagamento de horas-extras. As horas-extras cumpridas deverão ser 50% remuneradas e 50% compensadas ao final de cada trimestre.

3 - Tíquete-alimentação no valor de R$ 350,00. Os participantes da assembleia decidiram que a cláusula referente a este tema, constante na proposta de acordo coletivo de 2012, deverá ser repetida este ano, inclusive, no valor apresentado.

4 - Equiparação entre os salários dos jornalistas do interior com os da capital.

5 - Acrescentar a escala do piso salarial já existente, um valor percentual de 40% no piso dos jornalistas contratados para trabalharem 6 horas diárias e 60% para os jornalistas contratados para trabalharem 7 horas diárias.

6 - Voltar as funções de Editor de Texto e Chefe de Reportagem, com piso de R$ 3.800,00.

7 - Igualar o salário do Produtor a do Repórter 1, assim como acrescentar a função Repórteres Cinematográficos na escala de pisos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário