Selecione o idioma

terça-feira, 22 de julho de 2014

Sinjor-PA repudia agressão sofrida por equipe de reportagem em Altamira

O Sindicato dos Jornalistas do Pará (Sinjor-PA) repudia com veemência a agressão sofrida por profissionais da imprensa no exercício de sua profissão. No último sábado, 19, em Altamira, duas equipes de reportagem foram agredidas enquanto faziam a cobertura de um acidente ocorrido na Rodovia Transamazônica.

A jornalista Karine Wil e o cinegrafista Arlito Ramos, ambos da RedeTV, juntamente com o também repórter cinematográfico Márcio Lopes, da TV Canção Nova, se dirigiram ao local do acidente para cumprirem mais um dia de trabalho, chegando inclusive a ajudar os cinco passageiros que estavam no carro, que capotou na Rodovia Ernesto Acioly. Quando os jornalistas de imagem começaram a filmar o episódio, foram surpreendidos com a agressão covarde de um dos passageiros do veículo, que apresentava sinais visíveis de embriaguez.

De forma brutal, o rapaz descontrolado, identificado como Wesley, 23 anos, socou os cinegrafistas e atirou pedras na equipe, causando danos no equipamento dos profissionais. O agressor acabou sendo preso pela polícia. A equipe registrou a ocorrência na superintendência da Polícia Civil do Xingu e fez exame de corpo de delito.

O Sinjor-PA lamenta o fato de que agressões semelhantes estejam se reproduzindo cotidianamente e se tornando um risco para o desempenho profissional dos jornalistas de diferentes meios de comunicação. Segundo denúncias, é crescente a onda de violência contra os profissionais da imprensa que atuam em Altamira. O Sindicato ressalta que a liberdade de imprensa é importantíssima para garantir o direito à informação da população.

Reiteramos a necessidade de iniciativas eficazes dos meios de comunicação pela garantia da manutenção da segurança dos jornalistas na cobertura de fatos que põem em risco a integridade e a vida dos trabalhadores, tanto da capital quanto do interior do Estado.

O Sindicato dos Jornalistas se solidariza com a equipe e se coloca à disposição para tomar medidas cabíveis contra os autores desse ataque. A entidade pede ainda que essa agressão seja apurada com mais rigor pelas autoridades competentes, para que o culpado não fique impune.

O Sindicato também encaminhará ofício às autoridades responsáveis para que tomem medidas para punir de forma exemplar o agressor dos profissionais.

Fonte: Agência Senado
Foto: Edilson Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário