Selecione o idioma

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Sinjor-PA completa 63 anos de atividades e homenageia o funcionário Paulo Lourinho

O Sindicato dos Jornalistas no Estado do Pará (Sinjor-PA) completou nesta segunda-feira, 11, 63 anos de atividades em prol dos jornalistas do Pará. Segundo a presidente do Sindicato, Sheila Faro, os Sindicatos dos Jornalistas se consolidam como entidade fundamental na luta pela democracia e pelos direitos da categoria. “Nosso maior desafio, enquanto sindicalistas, é adequar as novas atividades jornalísticas ao reconhecimento legal e ao avanço pelas conquistas de direitos essenciais. No Pará, também lutamos para o cumprimento da carga horária de cinco horas e também do piso salarial de R$ 1.900,00 em início de carreira", afirmou.

Criado em 11 de novembro de 1950, o Sinjor-PA já recebeu onze presidentes ao longo desses anos, com destaque ao primeiro titular da entidade, o jornalista Pedro da Silva Santos, ex-funcionário da Imprensa Oficial de Estado do Pará (IOP).

Atualmente, o Sinjor-PA tem uma Delegacia Regional sob sua jurisdição, no município de Santarém, região oeste do Pará. O sindicato tem aproximadamente 900 associados e 29 diretores, que defendem relações trabalhistas de fundamental interesse da profissão. O Sindicato apoia também mobilizações nacionais relacionadas ao piso salarial nacional dos jornalistas e também a obrigatoriedade do diploma.

Paulo Lourinho, 57 anos, secretário do Sinjor-PA há 37 anos, é hoje o funcionário mais antigo do Sindicato. Ele disse que nesse tempo muitas histórias já se passaram. “Cheguei ao Sinjor aos 18 anos como office boy . Um dos momentos mais marcantes foi quando fui efetivado no sindicato como secretário. Outro momento importantíssimo foram as três greves dos jornalistas que presenciei, mas com certeza a paralisação dos jornalistas do DOL e Diário do Pará, feita neste ano, foi a mais impactante em termos de luta e conquistas”, afirmou o secretário.

Lourinho também destacou que ao longo desses anos conheceu muitas pessoas, fez grandes amizades e, aprendeu muito com as experiências no dia-a-dia de seu trabalho. “A maioria me chama de fiel escudeiro. Estou presente em todos os momentos, seja em greves, debates, reuniões, entre tantos outros eventos promovidos pelo Sinjor. Sem sombra de dúvida tenho muitas histórias que marcaram minha trajetória durantes estas três décadas e meia nesta entidade. A luta dos jornalistas também faz parte do meu trabalho, contribuir com isso é gratificante”, comemorou.

A presidente Sheila Faro agradeceu o funcionário pelo tempo de trabalho e pela contribuição para o bom funcionamento do Sinjor-PA. Ela reforçou que a comemoração de aniversário do Sindicato se junta ao reconhecimento de toda dedicação de Paulo Lourinho.

“O Paulo é, de fato, uma memória viva do Sinjor. Não dá para falar da história do Sindicato dos Jornalistas no Estado do Pará, sem falar deste funcionário. Eu e a atual diretoria do Sinjor temos muito a agradecer pela dedicação e carinho que ele dispensa a nossa entidade. Bons profissionais merecem ter seu trabalho valorizado e servir de exemplo para os demais”, disse.

Sheila também lembrou que, conforme o direito do trabalhador, Paulo Lourinho já iniciou o processo de aposentadoria por tempo de trabalho. “Nada mais justo, afinal ele dedicou muito de sua vida ao Sinjor. Sabemos que é difícil imaginar o Sindicato sem ele. Diretores e presidentes passam, mas ele ficará para a história desta entidade, sem dúvida”, concluiu.

Foto: Paula Lourinho

Um comentário:

  1. Parabens, queridissimo Paulo. E muito, mas muito obrigada mesmo por tudo o que fizeste e fazes pelo Sinjor e por cada um de nos, quando te procuramos. Beijos.

    ResponderExcluir