Selecione o idioma

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Vereadores da Câmara Municipal de Belém rejeitam requerimento em defesa de jornalistas

Foi rejeitado na manhã desta quarta-feira, 27, na Câmara Municipal de Belém (CMB), o requerimento do vereador Fernando Carneiro (PSOL), que buscava apoio da CMB, aos jornalistas demitidos de forma injusta, na semana passada pelo grupo Rede Brasil Amazônia de Comunicação (RBA).

A vereadora Marinor Brito justificou sua ausência na plenária desta quarta-feira, ressaltando que o requerimento reforça a defesa dos direitos democráticos, conquistados na Constituição Federal, de lutar por justiça. “Independentemente do veiculo de comunicação, os jornalistas têm meu apoio. Infelizmente não pude justificar meu voto porque não deu tempo de votar, mas quero deixar registrado que defendo o requerimento. Se estivesse presente, com certeza meu voto seria favorável", destacou.

Dos 19 parlamentares presentes na plenária de hoje, apenas um votou a favor, o próprio requerente. Dentre os vereadores que disseram não aos jornalistas, está Meg Barros (PROS), que justificou seu voto alegando que o “poder legislativo não deve assumir uma situação de empresa privada”. "É uma vergonha a não aprovação desse requerimento. Isso mostra que os parlamentares daquela casa, eleitos para nos representarem, estão legislando de costas para o trabalhador”, frisou a presidente do Sindicato dos Jornalistas no Estado do Pará (Sinjor-PA), Sheila Faro.

Meg Barros ainda se desfez dos jornalistas dizendo que a obrigação da CMB é de legislar o que é de interesse público, ressaltando que o grupo RBA merece respeito pela função pública que exerce na sociedade. “Nojo é o que sinto desse e de outros vereadores, que lá se arvoram como comunicadores, jornalistas, mas que só legislam em causa própria”, disse a presidente.

Vale lembrar que Meg Barros entra em contradição, pois em setembro deste ano, a pedido do Sinjor, a parlamentar convocou uma sessão especial, aprovada por unanimidade pelo Plenário da Casa para discutir os problemas enfrentados pelos profissionais de jornalismo. "Na sessão especial de setembro, a vereadora se comprometeu em formar uma comissão na CMB, para discutir os problemas dos jornalistas e agora fica contra a categoria. Esta atitude prova o total descaso com os colegas”, afirmou Sheila.

Sheila Faro disse que a atitude de Meg Barros causa repúdio em toda a categoria, pois ela se referiu aos problemas dos trabalhadores de forma desprezível, como se a função dos jornalistas não fosse de total interesse público.

Para Sheila Faro, a postura da parlamentar, que também é estudante do 6º semestre do curso de Jornalismo, é vergonhosa e vai de encontro aos princípios do profissional. “Como futura jornalista, a vereadora agiu de forma covarde, pois ela já havia declarado seu apoio à luta daqueles que amanhã, serão seus colegas de profissão, que vêm brigando de forma justa, pela valorização e melhorias de salário e condições de trabalho. A categoria lembrará disso, vereadora e o povo também, porque nós, jornalistas que contamos a história como ela é, não permitiremos que esse seu ato seja esquecido”, concluiu.

Confira abaixo a lista suja dos ante jornalistas:

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário