Selecione o idioma

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Sinjor-PA confraterniza jornalistas e premia vencedores do I Prêmio Hamilton Pinheiro de Jornalismo

O Sindicato dos Jornalistas no Estado do Pará (Sinjor-PA) realizou nesta quinta-feira, 28, no restaurante Restô do Parque da Residência, sua tradicional festa de fim de ano. O evento reuniu jornalistas, cinegrafistas, fotógrafos e convidados, que lotaram o espaço num clima de muita confraternização. A noite, ao som da banda Mocotó Elétrico e sorteio de brindes, também foi de homenagem ao funcionário mais antigo do Sindicato, Paulo Lourinho e também dos colunistas Isaac Soares e Walter Guimarães, com painéis simbólicos dos colunistas.

Durante a festa, teve a premiação dos vencedores do I Prêmio Hamilton Pinheiro de Jornalismo, aos
jornalistas Bruno Magno e Heloá Canali, repórteres do Portal ORM, e Celso Freire da Rádio Liberal/CBN. O prêmio é uma parceria entre o Sinjor e o Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral), e contempla trabalhos jornalísticos com abordagem no desenvolvimento do Pará, por meio da mineração. A entrega dos prêmios foi feita pela presidente do Sinjor, Sheila Faro, e do presidente do Simineral, José Fernando Gomes.

Segundo Fernando Gomes a parceria com o Sinjor atende um anseio do setor mineral, pois há muitos projetos na área mineral sendo desenvolvidos no Pará. “Os jornalistas são peças fundamentais. Eles contribuem de forma significativa para a divulgação do que o Estado tem feito no setor mineral. O Prêmio Hamilton Pinheiro de Jornalismo tem o objetivo de reconhecer estes profissionais”, observou.

Heloá Canali atua no Portal ORM, mas foi premiada como autora do melhor trabalho na categoria Jornalismo Impresso. A reportagem premiada foi feita para a revista “Norte Brasil”. Bruno Magno, também do Portal ORM, foi o vencedor na categoria Webjornalismo, com a reportagem “Estrada de Ferro de Carajás: Tecnologia e Desenvolvimento no Sudeste Paraense”. A matéria destacou a tecnologia empregada na ferrovia pela empresa Vale no transporte de minérios e passageiros.

Celso Freire venceu na categoria Radiojornalismo, com a reportagem “O alumínio nosso de cada dia”,
enfocando a cadeia produtiva do mineral desde a extração até o uso diversificado no cotidiano dos cidadãos. Cada um dos vencedores levou R$ 3 mil e mais brindes.

Sheila Faro destacou a importância da premiação e também da confraternização entre os jornalistas. “O Prêmio Hamilton Pinheiro de Jornalismo veio selar a parceria do Sinjor com o Simineral, uma iniciativa impar para contemplar os jornalistas que trabalham com matérias sobre minério. Este é um momento único, de muita descontração com a os colegas de profissão. É também a oportunidade de comemorarmos as conquistas e união da categoria. Este ano nos fortalecemos para lutar pelos nossos direitos, como por exemplo, a inédita greve dos jornalistas do Grupo do RBA. Isso provou que só com a união da categoria podemos conseguir vitórias”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário