Selecione o idioma

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Walber Monteiro toma posse na Academia Paraense de Jornalismo

O jornalista Walber Monteiro tomou posse na noite de quinta-feira, 30, na Academia Paraense de Jornalismo (APJ). Aos 70 anos, o também diretor do Sindicato dos Jornalistas do Pará (Sinjor-PA), ocupa a cadeira número 25 da APJ. Walber assumirá o mandato por dois anos, substituindo o jornalista Gilberto Danin. A solenidade, realizada na sede da Federação da Agricultura do Estado do Pará (Faepa), reuniu representantes do Tribunal de Justiça do Pará, da Faepa, do Sinjor-PA, da Associação Comercial do Pará (ACP), da Academia Paraense de Letras, entre outros.


Na ocasião, Gilberto Danin agradeceu a todos que contribuíram com seu trabalho durante sua gestão. “Hoje também estamos comemorando os 20 anos da Academia. Sinto-me honrado por ter tido a oportunidade de estar à frente desta instituição, que tem grande significado para os jornalistas paraenses. A APJ está muito bem representada, por isso agradeço aos colegas que colaboraram com meu trabalho”, reiterou.

Constituída por 40 cadeiras perpétuas, a APJ foi fundada em 26 de outubro de 1994, pelo jornalista Donato Cardoso, com objetivo de contribuir com a disseminação do conhecimento e o fortalecimento da atividade jornalística na região. Compõem a academia, profissionais que desempenham ou desempenharam atividades jornalísticas e autores de trabalhos publicados regularmente na imprensa.
Walber Monteiro é assessor especial na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa); consultor da Faepa em assuntos interinstitucionais; vogal na Junta Comercial e editor de revistas, entre elas a do Colégio de Presidentes de Tribunais de Justiça. O jornalista também é membro do Instituto Histórico e Geográfico do Pará e do Centro Paraense de Estudos do Folclore.
Walber falou de seus planos de trabalho para os próximos dois anos. Ele disse que as atividades continuarão sendo realizadas em conformidade ao cumprimento do Estatuto. “Vamos promover fóruns, seminários e debates sobre temas que interessam a formação dos jornalistas, com a participação dos estudantes de jornalismo. Também será criado o Prêmio Felipe Patroni de Jornalismo, que premiará todas as atividades ligadas ao jornalismo. Outro ponto fundamental é a parceria permanente dos trabalhos da APJ com o Sinjor, que sempre foi fundamental”, afirmou.

A presidente do Sinjor, Roberta Vilanova, reforçou o apoio do Sindicato nas atividades da APJ. “O Sinjor sempre estará disponível para qualquer tipo de apoio. A parceria com a Academia funciona com um trabalho integrado, que soma com as ações que também desenvolvemos no Sindicato”, concluiu Vilanova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário