Selecione o idioma

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Sinjor-PA confraterniza jornalistas e premia vencedores do II Prêmio Hamilton Pinheiro de Jornalismo

O Sindicato dos Jornalistas no Estado do Pará (Sinjor-PA) realizou na noite desta quinta-feira, 27, na Usina 265, sua tradicional festa de fim de ano, reunindo jornalistas, cinegrafistas, fotógrafos e convidados, que lotaram o espaço num clima de muita confraternização. A noite, ao som da banda RP2, contou com sorteio de brindes e também com homenagem aos jornalistas Franssinete Florenzano, Emanuel Villaça, José Maria Pedroso (Piteira), Priscila Amaral e Luciana Kellen, da Comissão da Verdade criada pelo Sinjor-PA para investigar os casos de violação e agressão ao trabalho de jornalistas paraenses, no período da Ditadura Militar no Estado.
A presidente do Sinjor-PA, Roberta Vilanova, disse que o objetivo do evento é proporcionar um momento de encontro, integração, confraternização e principalmente o compromisso social com a categoria, bem como, apresentar a nova Diretoria da entidade, triênio 2014/2017.
Durante a festa, foram anunciados os vencedores da 2ª edição do Prêmio Hamilton Pinheiro de Jornalismo, que premiou jornalistas nas cinco categorias: Jornalismo Impresso, Radiojornalismo, Telejornalismo, Webjornalismo, Revista Especializada, além do Grande Prêmio HP de Jornalismo, para a melhor matéria entre todas as premiadas nas cinco categorias.

O prêmio é uma parceria entre o Sinjor-PA e o Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral), e contempla trabalhos jornalísticos com abordagem no desenvolvimento do Pará, por meio da mineração. A entrega dos prêmios foi feita por Roberta Vilanova e pelo presidente do Simineral, José Fernando Gomes, que estiveram acompanhados pelos vice-presidentes, João Freitas (Sinjor) e Ana Celeste Franco (Simineral).
O jornalista Bruno Magno, repórter do Portal ORM, conquistou dois prêmios com a matéria “Alumínio para transformar e reciclar a realidade”, pois além de vencer na categoria Webjornalismo, ganhou o Grande Prêmio HP de Jornalismo. Para Bruno, as premiações refletem a qualidade do trabalho que é produzido durante o ano no Portal ORM News. “Fiquei muito feliz pelo reconhecimento do meu trabalho. Isso incentiva a nós, jornalistas, a sempre buscar novas histórias de interesse público para a sociedade. E no caso da mineração não foi diferente quando mostramos uma atitude de responsabilidade social desenvolvida por uma empresa do ramo no Pará. As premiações também demonstram que o Portal ORM News continua sendo pioneiro na busca pela informação de qualidade no jornalismo do Norte do país”, ressaltou.
Os jornalistas Celso Freire e Cira Pinheiro foram premiados na categoria Radiojornalismo, com a reportagem “Indústrias extraem sustentabilidade de terras do Pará”. Já na categoria Revista Especializada, quem levou o prêmio foi o jornalista Márcio Antunes Silveira, da Revista Mineração & Sustentabilidade, de Minas Gerais (MG), queagradeceu ao Sinjor e ao Simineral pela premiação e ainda parabenizou os demais colegas que também foram reconhecidos com o prêmio.

“Ser premiado por escrever uma reportagem que retrata a pujança do Pará na indústria mineral, nada mais é que premiar o próprio Estado que foi abençoado por riquezas minerais incalculáveis, mas também por suas riquezas que passam pela alegria do seu povo e pela beleza de sua cultura. Eu, e toda a equipe da Revista Mineração & Sustentabilidade, nos sentimos honrados pelo reconhecimento do nosso trabalho e de nossa dedicação em retratar a mineração sustentável como algo viável, real e perfeitamente possível de ser feito”, afirmou Antunes.

No Jornalismo Impresso, a jornalista Valéria Nascimento, de O Liberal, recebeu Menção Honrosa, com a matéria “Pará é a bola da vez do gás e do petróleo”. No Telejornalismo, a Menção Honrosa foi entregue para a equipe da TV Liberal: Amanda Pereira, José Neves Filho, Fábio Corrêa, Camila Pinto, Francenilton Aires e Pedro Miranda, pela reportagem “Projeto Saloba”.

“O Sinjor agradece ao Simineral pela parceria na realização do prêmio, que valoriza o trabalho dos jornalistas brasileiros, especialmente dos paraenses. Esperamos que nossos próximos anos haja maior participação dos colegas”, disse Roberta Vilanova.

Fernando Gomes destacou que a parceria com o Sinjor atende um anseio do setor mineral, pois há muitos projetos na área mineral sendo desenvolvidos no Pará. “É uma parceria indissolúvel. O prêmio é um marco para o setor da mineração do Estado, sem contar que a iniciativa tem grande importância por ter como legítimos representantes o Simineral do setor da mineração e o Sinjor-PA, que representa os jornalistas paraenses”, observou.

É importante lembrar que a festa de confraternização incluiu, desta vez, uma ação de responsabilidade social, beneficiando a instituição espírita Lar de Sabina, que desenvolve projetos sociais no distrito de Icoaraci. Os associados convidados puderam fazer a doação de um brinquedo para o Natal das crianças atendidas pela instituição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário