Selecione o idioma

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Diretor da Fenaj está em Belém em apoio ao movimento Jornalista Vale Mais






A greve dos jornalistas do DOL e Diário do Pará entra em seu quarto dia com mais um ato público em frente à sede da RBATV, realizado nesta segunda-feira, 23. Dessa vez, os trabalhadores receberam o apoio do diretor do Departamento de Relações Institucionais, da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), José Carlos Torves, que veio a Belém para reforçar a campanha “Jornalista Vale Mais” e ainda se solidarizar à paralisação dos profissionais que lutam pelo piso salarial no Grupo RBA.

José Carlos Torves disse que a greve dos jornalistas paraenses é referência nacional para a categoria, pois no País, vários profissionais também sofrem com a precarização das condições de trabalho e assédio moral. “Estes trabalhadores estão dando exemplo para o Brasil inteiro. Com certeza serão os protagonistas de uma história que mudará os rumos do jornalismo brasileiro. Este movimento vai desencadear uma série de mobilizações da categoria em outros Estados”, destacou.

O diretor ressaltou ainda que a coragem dos jornalistas em greve tem grande importância, visto que também vai promover a adesão de profissionais de outras categorias, como gráficos e publicitários. “Isso vai beneficiar a todos os trabalhadores que lutam por melhores salários e condições de trabalho. A Fenaj apoia esta causa digna. Vamos juntos até a vitória", destacou José Carlos Torves, que terá uma reunião com os radialistas da capital nesta terça-feira, 24, com intuito de sensibilizá-los a aderir a causa.

Segundo a presidente do Sindicato dos Jornalistas no Estado do Pará (Sinjor-PA), Sheila Faro, a manifestação desta segunda-feira, ganhou a adesão de mais jornalistas, que contagiados pelo movimento “Jornalista Vale Mais”, abraçaram a causa com determinação. “Hoje foi mais um dia de luta. Fizemos um ato pacífico de respeito e, como sempre, muito emocionante. Em solidariedade aos colegas em greve, os jornalistas fizeram um gesto simbólico e foram trabalhar de vermelho”, disse a presidente.

Sheila Faro ressaltou que a expectativa é que os representantes do Grupo RBA recebam o Sindicato para negociar as reivindicações dos trabalhadores, com a finalidade de fechar um acordo. “A empresa está relutando em negociar o básico. Os jornalistas estão decididos e vão continuar a greve até que sejam atendidos. Quanto mais o tempo passar maior o desgaste para a empresa”, afirmou.

O movimento conta com a parceria de representações, como a Central Única dos Trabalhadores (CUT/PA), Associação dos Concursados e dos Sindicatos dos Urbanitários do Pará, Bancários, Rodoviários de Belém, dos servidores do Detran-PA, dentre outros.

Nesta terça-feira, 24, às 17h, haverá novo ato público em frente à RBATV. Após a manifestação, os jornalistas do DOL e Diário do Pará se encontram em uma assembleia geral na sede do Sinjor-PA. Na quarta-feira, 25, os jornalistas do Grupo ORM também se reúnem em uma assembleia geral no Sindicato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário