Selecione o idioma

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Jornalistas do Pará entram em greve nesta sexta-feira, 20


Os jornalistas reuniram-se agora à noite para definir os últimos detalhes da greve que terá início às 12h desta sexta-feira,20


Os profissionais que trabalham nas redações de uma das maiores empresas de comunicação do Estado, o Grupo RBA, afiliada à Rede Bandeirantes de Televisão, entram em greve por tempo indeterminado nesta sexta-feira, 20. A paralisação foi aprovada pela categoria em assembleia promovida pelo Sindicato dos Jornalistas no Estado do Pará (Sinjor-PA), no dia 14 de setembro. A decisão foi tomada devido à intransigência da diretoria da empresa, que se nega a negociar efetivamente a pauta de reivindicações dos trabalhadores.

Iniciadas desde abril, mês da data-base dos jornalistas do Grupo, inúmeras tentativas de negociação foram feitas sem sucesso. Diversos ofícios foram enviados pelo Sinjor-PA à empresa, solicitando negociação da pauta de reivindicações dos trabalhadores e todos foram ignorados. A empresa só se prestou a enviar representante quando o Sindicato pediu a intermediação da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego – SRTE.

Hoje, às vésperas da greve que já havia sido anunciada formalmente pelo Sinjor-PA, ao grupo, houve a primeira mesa de negociação com a empresa. Eles apresentaram suas contrapropostas aos pleitos apresentados pela categoria. A presidente do Sinjor-PA, Sheila Faro, disse que o Sindicato vai apresentar as propostas aos trabalhadores na manhã desta sexta-feira. “Pela primeira vez a empresa decidiu sentar para negociar. Agora vamos esperar que as promessas se concretizem. Nossa intenção é fechar um acordo coletivo que contemple o maior número de cláusulas existentes na pauta de reivindicações. A greve foi decidida pelos trabalhadores e o Sinjor-PA vai apoia-los até que as reivindicações sejam atendidas”, afirmou.

Agora à noite, os jornalistas reuniram-se para definir os últimos detalhes da paralisação. “Eles pretendem fazer uma greve ordeira que ficará para a história como uma luta exemplar por dignidade e respeito para a categoria”, disse a presidente.

A iniciativa é uma prova latente que o jornalista acordou e não mais se intimidará diante das pressões e humilhações da patronal. O Sinjor-PA tem promovido mobilizações para chamar a atenção da sociedade para esta classe trabalhadora que tem uma das mais importantes funções no cotidiano das pessoas: levar a notícia de forma responsável e isenta. Toda notícia que chega às casas das famílias paraenses são exaustivamente elaboradas, conferidas e revisadas por profissionais dedicados e muito mal remunerados.

A primeira mobilização que o Sinjor-PA promoveu em frente à TV RBA teve a adesão de dezenas de jornalistas. Representantes do grupo, além de negar acesso de representantes do Sindicato às dependências da sede da emissora, intimidaram funcionários ameaçando-os com demissão caso aderissem ao movimento. Na semana seguinte, os jornalistas voltaram ao mesmo local, fecharam uma parte da Avenida Almirante Barroso, quando houve nitidamente um aumento de adesões.

Em uma onda crescente, os jornalistas novamente foram às ruas, desta vez, em frente à TV Record Belém, para cobrar melhores condições de trabalho e mais valorização do jornalista paraense. Na ocasião gritaram palavras de ordem e mostraram cartazes com as principais pautas de reivindicações. A pressão funcionou, pois representantes da TV recebeu uma comissão do Sindicato e prometeu acatar uma série de reivindicações.

Os trabalhadores do Grupo RBA aderiram à manifestação por não suportar mais os baixos salários, que não chegam a R$ 800,00 líquidos para a maioria (alguns sem carteira assinada), as péssimas condições de trabalho (sem água, sem equipamentos adequados para o trabalho), insegurança na apuração das pautas policiais, dentre outras coisas.

Sheila Faro informou que já estão sendo organizadas mais manifestações para novas reivindicações em outros veículos de comunicação. "Sabemos, historicamente, que não se vence uma luta sozinho, por isso a categoria está cada vez mais unida, para mostrar a sociedade que essa é uma causa de todo jornalista deste Estado, que luta por mais respeito e dignidade", concluiu a presidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário