Selecione o idioma

sábado, 5 de abril de 2014

Sinjor-PA repudia agressão sofrida por jornalistas durante cobertura de manifestação policial

O Sindicato dos Jornalistas do Pará (Sinjor-PA) repudia com veemência a agressão sofrida por profissionais da imprensa no exercício de sua profissão. O repórter Márcio Lins e o cinegrafista Jairo Lopes, da TV Liberal, foram agredidos por policiais militares na manhã deste sábado, 5, na rodovia BR-316, durante a cobertura de mais um dia de manifestações dos militares por aumento salarial.

O cinegrafista Jairo Lopes teve o equipamento danificado após ser empurrado por trás. Márcio Lins foi surpreendido com um soco nas costas e chegou a desmaiar com o ataque. A equipe registrou ocorrência na seccional de polícia da Cidade Nova, e em seguida, levada para fazer exames de corpo de delito no Centro de Perícias Científicas Renato Chaves.

Na sexta-feira, 4, o repórter fotográfico Akira Onuma, de O Liberal, também sofreu empurrões durante a cobertura da mesma manifestação. Militares ameaçaram tomar o equipamento e o jornalista teve que deixar o local às pressas para preservar sua integridade física.

O Sindicato, na condição de entidade de defesa dos direitos dos trabalhadores, entende que o movimento dos policiais é legítimo, porém, considera inadmissível o uso da violência em que trabalhador agrida trabalhador.

O governo do Estado na condição de gestor público, precisa apurar o caso para apontar e punir os responsáveis. Na mesma medida, os veículos de comunicação, que não garantem isenção na linha editorial, devem ser igualmente responsabilizados pela integridade física dos seus funcionários, como é o caso das Organizações Rômulo Maiorana. É imprescindível a garantia de segurança das equipes que trabalham na cobertura deste tipo de reportagem, com equipamentos apropriados, evitando assim, a exposição dos profissionais.

As agressões contra jornalistas vêm crescendo drasticamente, recebendo a condenação, inclusive, da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). A luta contra a censura foi uma ferramenta decisiva da sociedade brasileira contra a ditadura militar. Não podemos permitir que seja cerceado o direito da população à informação, tampouco o impedimento do trabalho dos profissionais que levam diariamente as notícias à sociedade.

Contra a violência e pela liberdade de imprensa. Jornalista Vale Mais!

SINDICATO DOS JORNALISTAS DO PARÁ

FEDERAÇÃO NACIONAL DOS JORNALISTAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário